terça-feira, 8 de setembro de 2015

Relato encontro GETEM 07 setembro 2015

Relato do encontro do GETEM

Ocorreu no dia 07/09, dia em que se comemora a independência do Brasil, mais um encontro de estudo, reflexão e discussão  do GETEM.

O objeto de estudo foi o texto de Dermeval Saviani, denominado "O neoprodutivismo e suas variantes: neoescolanivismo, neoconstrutivismo e o neotecnicismo (1991-2001)".

Optamos desta vez pela apresentação por um dos participantes do plano geral do texto. Dessa forma, foi possível discutir de forma sistemática o texto, seguindo esse plano geral.
Foi possível, também, entender que as ideias hegemônicas hoje na educação são aquelas determinadas pela reestruturação do mundo trabalho, cujo cerne desta reestruturação encontra-se na necessidade do capital de elevar suas taxas de lucro.

O neoprodutivismo  e suas variantes, então, se revelam nas ideias e práticas do capital para ajustar a educação a essas atuais necessidades.

Discutimos o processo de reestruturação do trabalho, a mudança da base taylorista-fordista para o toyotismo e suas consequentes influências nos processos educacionais.

O fim do Estado de Bem Estar Social e o avanço do neoliberalismo no mundo capitalista alterou a forma da organização política, social e educacional, fez avançar a relação individualista e a competição desenfreada entre as pessoas e, com a derrocada do pleno emprego, gerou uma horda de excluídos vinculados ao conceito de "empregabilidade".

Assim, ganhou força o conceito de "competência" e a necessidade da escola formar trabalhadores aptos a atuar num "mercado" que exige dos sujeitos bases flexíveis para atuação em diferentes áreas.

A desregulamentação dos mercados e o conceito do Estado Mínimo (neoliberal) gerou mais desemprego, exploração e instabilidade para a classe trabalhadora e fez modificar os conceitos do escolanovismo, construtivismo e tecnicismo.

O debate foi enriquecido com a participação de Jackson Souto, Lauro Xavier, Marcelo Tomaz, Nunes Dantas e Sandra Dias.

Os encaminhamentos:

- Planejar e organizar uma atividade alusiva ao dia do professor, 15 de outubro;

- Organizar momentos de formação continuada para serem desenvolvidas nas escolas públicas (iniciar com a discussão sobre a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica;

- Elaboração de uma cartilha do GETEM;

- Elaboração e divulgação, de forma permanente,  do boletim informativo;

- Definição do próximo encontro: dia 26/09, com a discussão ainda das  demandas do capitalismo para educação hoje e o movimento de resistência.

Para esse próximo encontro foram definidos os seguintes textos Roberto Leher:

1- Um novo senhor da educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo;

2- Organização, estratégia política e o Plano Nacional de Educação.
E o vídeo: Roberto Leher sobre a internacionalização da educação.

Para acessar os textos e vídeo:

http://boletimef.org/biblioteca/185/Leher-Artigo

https://youtu.be/iEp_QE0d3iE

http://marxismo21.org/marxismo-e-educacao-2/r-leher-estrategia-politica-e-plano-nacional-educacao/

Nenhum comentário: