segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sistema Alfa e Beto


"Uma vez que a tarefa de pensar (isto é, de realizar elaborações intelectivas e de exercer a direção da sociedade) se torna privilégio de estreito círculo de indivíduos, isentos da obrigação do trabalho produtivo, a consciência desses indivíduos dominantes se entifica na ideia da Consciência substantivada e colocada no reino das abstrações imateriais. A Consciência entificada se imagina ser algo mais e algo distinto da prática existente. Imagina que representa realmente algo sem representar algo real".

Jacob Gorender
Introdução de "A Ideologia Alemã" de Marx e Engels


Na mesma semana que a Secretaria de Educação do Município de Aracaju/SE alardeou a implementação do Sistema Alfa e Beto na Rede Municipal de Ensino, o Ministério Público da Bahia recomendou ao Prefeito de Salvador (não por acaso do mesmo partido do Prefeito de Aracaju, DEM) a suspensão do projeto. Os motivos recomendação do MP da Bahia refletem a descontinuidade de políticas públicas para educação que ficam ao sabor e desejos (ideológicos, econômicos e políticos) dos prefeitos que assumem a gestão de um município. A sangria dos cofres públicos também é uma preocupação presente, já que projetos já haviam sido celebrados em 2012 e recursos alocados. O Sistema Alfa e Beto pertence a uma rede privada e se constitui como mais um pacote educacional, vindo de cima para baixo sem discussão com setores interessados (educadores, sindicatos, pais e alunos). Em Salvador professores protestaram no dia da assinatura do "convênio". Em Aracaju, para além das peças midiáticas, existe um descontentamento por parte de alguns professores preocupados com a forma que foi implantado o projeto na Rede Municipal.

Para além da forma o conteúdo do Alfa e Beto também vem recebendo críticas. Algumas apontam até para uma suposta discriminação, racista, em alguns materiais. Algumas escolas em Aracaju, através de seus Conselhos Escolares, resolveram fazer uma análise preliminar do material, para depois tomar uma decisão se vão ou não acolher o Alfa e Beto, o que pode ser risco e um dano ainda maior ao erário público.

Um outro ponto é a questão do IDEB. Índice criado pelo Governo Federal para "avaliar" as escolas públicas, o IDEB é composto pelos índices de aprovação e pelos dados da Prova Brasil que exclui várias disciplinas (como história, geografia, artes, sociologia, filosofia etc.) e dá ênfase a Português e Matemática (com a inclusão de Ciências, seguindo a tendência do PISA, exame internacional que está sendo questionado pelo MERCOSUL). Além do mais nem todas as escolas públicas do Brasil são avaliadas pelo MEC/INEP. Várias escolas do campo, por exemplo, ficam de fora do IDEB por não possuírem o número mínimo de alunos (a maioria escolas multisseriadas).

Mas o Instituto Alfa e Beto também tem a solução para este problema. No sítio da entidade é possível encontrar a proposta de marketing "Em poucas palavras", lá encontramos duas perguntas:

  • Você quer melhorar o IDEB de seu município?
  • Você gostaria que seus alunos tivessem melhor desempenho na Prova Brasil?

O convencimento aos gestores se dá de maneira rasteira, com o simples intuito de ampliar, talvez de maneira instrumental e utilitarista, o IDEB do município, "treinando" os alunos para a Prova Brasil.

Especificamente com relação à concepção pedagógica adotada é preciso ampliar os estudos. Mas o recado já está dado no próprio sítio do Instituto Alfa e Beto (IAB): Paulo Freire está superado. Não será assombroso pensar que a proposta pedagógica destes projetos está desvinculada da relação educação e sociedade e caracterizada por uma concepção não-crítica de educação, aos moldes do neoconstrutivismo e das teorias do "Aprender a Aprender".

As Colunas Sociais, o sítio do IAB e alguns jornais de Sergipe já fizeram sua parte. Crianças sorridentes recebendo o material e todos os problemas da educação estão resolvidos. Cabe agora aos sindicatos, educadores, pais e alunos avaliarem de forma contundente a eficácia de mais um pacote educacional imposto de cima para baixo.




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